Aimsun Next: Interface Rápida SCOOT UTC¶
Arquitetura¶
A comunicação entre Aimsun Next e Fast SCOOT UTC utiliza dois sockets diferentes: um UDP e um TCP. A troca de informações é: do Aimsun Next para o Fast SCOOT UTC, as informações do detector; do Fast SCOOT UTC para o Aimsun Next, as informações do estado do grupo semafórico.
Relação entre objetos Aimsun e objetos Fast SCOOT UTC¶
Para garantir uma conexão correta entre Aimsun Next e Fast SCOOT, é necessário ter certeza de que os objetos SCOOT têm uma correspondência um a um com os objetos Aimsun. Portanto, as seguintes regras devem ser seguidas:
-
Controlador Fast SCOOT UTC: Cada controlador deve ser representado no modelo Aimsun como um controlador do tipo Fast SCOOT UTC.
-
Interseções Fast SCOOT UTC: Uma interseção Fast SCOOT UTC deve ser representada por uma interseção Aimsun. O controlador Fast SCOOT UTC deve estar conectado ao cruzamento Aimsun que corresponde à interseção Fast SCOOT UTC.
-
Grupos Semafóricos Fast SCOOT UTC: Os grupos semafóricos de nodos na simulação devem ser nomeados com letras, de A a Z. O número máximo de grupos semafóricos é 26.
-
Fases Fast SCOOT UTC: O modelo de simulação deve conter as mesmas fases definidas no plano de controle que as Fases definidas no modelo Fast SCOOT UTC. Na definição do plano de controle, o tipo de controle de todas as interseções controladas pelo Fast SCOOT UTC deve ser definido como Externo.
-
Detector Fast SCOOT UTC: Cada detector no Fast SCOOT UTC deve ser modelado como um detector na simulação. Se o detector representar um detector SCOOT, um detector de Demanda ou um detector UTC, o detector simulado deve ter, pelo menos, Presença como capacidade de medição. Se este detector representar um detector para Transporte Público, então o detector simulado deve ter, pelo menos, Presença e Veículo Equipado como capacidades de medição. Finalmente, se o detector representar uma Saturação, o detector simulado deve ter Presença e Ocupação como capacidades de medição.
Aimsun Next - intercâmbio de informações Fast SCOOT UTC¶
A troca de informações entre Aimsun Next e Fast SCOOT (tokens de sincronização, medidas de detector, fases, etc.) ocorre a cada segundo como um dos requisitos do SCOOT. O ciclo de detecção deve, portanto, ser definido para 1 segundo. Se o passo de simulação não for de 1 segundo, as regras de sincronização de dados se aplicam.
Definição de objetos Fast SCOOT UTC no Aimsun Next¶
A definição dos objetos Fast SCOOT UTC é feita dentro do Aimsun Next e baseia-se primeiro na definição dos parâmetros de conexão do Fast SCOOT UTC e, em seguida, na definição de um controlador do tipo Fast SCOOT UTC no modelo de simulação correspondente a cada controlador real do Fast SCOOT UTC.
Um clique duplo abrirá a janela de diálogo associada ao controlador:
Na aba Básicos, as opções são:
- ID da Interseção: Identificador da Interseção Fast SCOOT UTC.
- Porta: 0 significa que usará a porta de conexão padrão.
- IP: Endereço IP apontando para o servidor Fast SCOOT UTC.
- Conexões: Define as conexões entre o controlador e os dispositivos sob seu controle. As ligações são feitas usando o botão Novo ou a ferramenta de Conexão. O cruzamento e todos os detectores controlados pelo controlador Fast SCOOT UTC devem estar conectados.
Aba Grupos Semafóricos¶
O segundo passo é estabelecer como o controlador ‘vê’ as diferentes fases. Cada fase Fast SCOOT UTC tem:
- ID do Grupo Semafórico SCOOT: este é o identificador Fast SCOOT UTC.
- Nome: este é a fase que corresponde à fase definida no Fast SCOOT UTC. Note que 1 deve ser nomeado como A, 2 deve ser nomeado como B, e assim por diante.
Aba Detectores¶
O terceiro passo é estabelecer como o controlador ‘vê’ os diferentes detectores. Para adicionar um novo detector Fast SCOOT UTC:
- Clique no botão Novo,
- defina o ID e
- selecione na lista um dos detectores previamente conectados ao controlador.
Cada detector Fast SCOOT UTC tem como atributos:
-
ID: representa o identificador Fast SCOOT UTC.
-
Detector: é o detector na simulação associado a este detector Fast SCOOT UTC.
-
Tipo: define o tipo de detector Fast SCOOT UTC. O tipo pode ser:
- SCOOT (geralmente os detectores localizados a montante)
- UTC e Demanda (a fim de enviar a demanda de fase)
- Saturação (a fim de enviar medidas de ocupação)
- Ônibus (a fim de representar a prioridade do Transporte Público)
Depuração¶
A interface FAST SCOOT pode ser configurada para produzir informações de depuração. Esta opção é selecionada no Editor de Cenários. Quando esta opção está ativa, Aimsun Next gerará arquivos de log armazenados na mesma pasta que o documento Aimsun Next.