Estudos de Circulação Viária2017-08-22T11:43:57+00:00

ESTUDOS DE CIRCULAÇÃO VIÁRIA

Um Estudo de Circulação Viária analisa as condições de mobilidade de veículos e pedestres e propõe alterações no plano de circulação de uma cidade ou região, a fim de melhorar sua capacidade e segurança. Dentre as alternativas viárias que podem ser desenvolvidas, destacam-se:

Para a elaboração destes estudos, a Fratar utiliza a técnica de microssimulação de tráfego, no software Aimsun, onde modela-se o sistema viário e todas as suas características (número de faixas, sentido de circulação, configurações semafóricas, velocidade permitida, entre outras) a fim de obter um modelo representativo das condições reais de tráfego da região.

Além destas características, um modelo de microssimulação bem calibrado ainda deve contemplar as informações relativas à demanda de viagens na rede analisada. O instrumento básico para a caracterização da demanda em estudos de circulação viária é a matriz Origem e Destino (OD). Sua utilização possibilita ao algoritmo de escolha de rotas identificar e avaliar a atratividade de novos percursos entre as origens e os destinos dos veículos, quantificando os impactos proporcionados pelas alterações na infraestrutura viária sobre a área de estudo.

Com o modelo do sistema viário é possível testar e avaliar diferentes alternativas viárias, sob as perspectivas dos seguintes indicadores de desempenho:

  • Fluxo de veículos atendidos;
  • Velocidade média;
  • Densidade média;
  • Tempo de viagem;
  • Tempo de atraso;
  • Consumo de combustível;
  • Emissão de poluentes.

É possível também agregar, junto ao tráfego, a simulação de pedestres, permitindo quantificar indicadores de desempenho, como tempos de espera e de travessia nos semáforos e nível de conforto baseados no Padrão Fruin LOS.

Por fim, são desenvolvidos projetos geométricos contemplando as modificações viárias propostas.

Estudos Realizados

/* DOM event method for passing demo CF7 data */