PAITT – PLANO DE AÇÕES IMEDIATAS DE TRÂNSITO E TRANSPORTES
O PAITT, Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transportes, são planos de intervenção rápidas e de baixo custo, com o objetivo de melhorar as condições de circulação de veículos e pedestres e as interações entre eles.
De maneira geral, as iniciativas do PAITT focam sobre o núcleo central do município, diagnosticando os seus problemas de mobilidade e desenvolvendo propostas para aplicação em curto prazo e de baixo custo, para melhoria da qualidade e segurança do trânsito. Como exemplos de soluções que podem ser desenvolvidas durante o plano, destacam-se:
- mudança de sentido de circulação das vias;
- alteração de sinalização vertical e horizontal;
- adequação de geometria;
- implantação de semáforos;
- otimização semafórica;
- revisão das rotas de transporte público;
- regulamentação de estacionamentos, incluindo rotativos, preferenciais e de operação de carga e descarga;
Para a elaboração das alternativas, a Fratar conta com o auxílio da técnica de microssimulação de tráfego, no software Aimsun, onde modela-se o sistema viário e todas as suas características (número de faixas, sentido de circulação, configurações semafóricas, velocidade permitida, entre outras) a fim de obter um modelo representativo das condições reais de tráfego da região do estudo.
Com o modelo do sistema viário é possível testar e avaliar as diferentes alternativas viárias, sob as perspectivas dos seguintes indicadores de desempenho:
- Fluxo de veículos;
- Velocidade média;
- Densidade média;
- Tempo de viagem;
- Tempo de atraso;
- Consumo de Combustível;
- Emissão de Poluentes