OTIMIZAÇÃO SEMAFÓRICA

Os estudos de otimização semafórica visam melhorar o nível de serviço oferecido nas vias, através de reprogramações dos controladores semafóricos. Trata-se de soluções de baixo custo de implantação que promovem melhorias equivalentes ou superiores a investimentos significativos, como obras de ampliações viárias, por exemplo.

Estes estudos permitem promover a melhor fluidez do trânsito e melhorar a qualidade operacional do sistema viário, prevenindo congestionamentos e reduzindo tempos de percurso, atrasos, números de paradas e consequentes desgastes e consumo excessivo de combustível dos veículos, além de promover maior segurança e conforto aos usuários da via.

A aplicação da microssimulação de tráfego para o desenvolvimento destes estudos, usando o software Aimsun, permite testar diferentes programações semafóricas através de um modelo representativo das condições reais de oferta e demanda de tráfego da região.

Um diagrama de uma linha de linhas com diferentes cores e direções para as linhas em cada uma das linhas, e as linhas na mesma direção das linhas, (um diagrama de arame: 0,340).
Um semáforo com uma luz verde em seu poste e um prédio ao fundo com um céu e algumas nuvens ao longe (uma foto:0.152).

Unindo a microssimulação de tráfego, através da utilização do software Aimsun, com a otimização semafórica utilizando o software Transyt, a Fratar utiliza o que há de mais moderno na área, garantindo o melhor resultado para uma rede viária.

O uso da ferramenta e microssimulação garante a reprodução fiel do comportamento dos veículos no sistema viário a ser otimizado, incluindo a obtenção de dados referentes às formações de filas e os impactos causados por estas nas interseções anteriores. Utilizando-se destes dados, de forma iterativa, executando os aplicativos Transyt e Transyt-Link for Aimsun é possível testar qual o impacto que a alteração no tempo de verde de cada aproximação causa no sistema viário como um todo.

Dentre as atividades que podem ser desenvolvidas para melhorar o desempenho dos semáforos, destacam-se a reconfiguração dos estágios, a redução do número de fases de conversão, a remoção de semáforos desnecessários e a coordenação de semáforos.

A coordenação ou sincronismo de semáforos é um aspecto importante a considerar no controle de tráfego urbano, pois permite uma progressão de veículos em um corredor linear. Um dos métodos mais empregados é o diagrama espaço-tempo, o qual consiste em uma representação gráfica do posicionamento das interseções semaforizadas, os respectivos tempos de verde e a “banda” do fluxo de veículos em “onda verde”.

A utilização do Transyt em conjunto com o Aimsun permite aos engenheiros avançar em novas frentes quanto à otimização semafórica. Cada segundo no tempo de verde ou offset é analisado e considerado. Podemos extrair o máximo de capacidade de um sistema, sempre comprovando através de microssimulação.

Um homem sentado em uma mesa com um computador portátil em seu colo, com as mãos nos joelhos, com um relógio no pulso esquerdo (um retrato de personagem: 0.307).André Libânio, Fratar Engenharia Consultiva

Estudos Realizados