Pesquisas de Tráfego

//Pesquisas de Tráfego
Pesquisas de Tráfego2017-08-22T10:52:46+00:00

A realização de pesquisas de tráfego como contagens classificadas de veículos por meio de filmagem tem o objetivo de garantir a precisão das informações e permitir a identificação das condições de tráfego no momento da realização da pesquisa.

A precisão dos dados levantados em campo é fator crítico para a qualidade dos estudos de transporte. Em se tratando de inputs para modelos de microssimulação de tráfego, a fidedignidade das pesquisas é ainda mais imprescindível, em virtude da sensibilidade da técnica.

A simples comparação dos volumes de tráfego pesquisados e simulados, no entanto, não é uma condição suficiente para avaliar a qualidade do modelo.

O gráfico a seguir é conhecido como “Diagrama Fundamental de Fluxo de Tráfego”. Observa-se que uma certa via pode operar com um determinado volume de tráfego Vx, menor que sua capacidade, em duas situações:

  1. Volume reduzido devido à baixa demanda de veículos; ou
  2. Volume reduzido devido ao congestionamento.

Nos modelos microscópicos, não apenas o volume de tráfego simulado deve ser equivalente ao pesquisado em campo, como, também, as condições de tráfego devem reproduzir as condições reais, principalmente em situações de congestionamento.

Por isso, as pesquisas por processamento de imagens têm sido cada vez mais utilizadas, pois permitem observar, simultaneamente à realização das contagens, indicadores operacionais como velocidade e densidade do tráfego ao longo do período de análise. Esses indicadores são necessários para a perfeita compreensão e reprodução do sistema em modelo computacional.

Por fim, vale destacar que, além de comprovar a realização do serviço contratado e dar maior confiabilidade aos dados coletados, o registro de imagens possibilita, ainda, uma eventual recontagem para confirmação dos volumes apurados. É, portanto, um importante instrumento de controle para a equipe técnica de supervisão e para os demais órgãos de fiscalização.

Dispositivos de Posicionamento Global (GPS)

Além das pesquisas utilizando câmeras e processamento automatizado, a Fratar utiliza em seus trabalhos informações advindas de dispositivos de posicionamento global (GPS).

Estas informações tem vital importância para a calibração de nossos estudos, possibilitando conhecer o real tempo de percurso dos veículos em determinado corredor e demais vias da cidade.