RELATÓRIOS DE IMPACTO NO TRÂNSITO/CIRCULAÇÃO (RIT/RIC)

O Relatório de Impacto na Infraestrutura Urbana de Circulação (RIC), também conhecido como Relatório de Impacto no Trânsito (RIT), tem o objetivo de avaliar os impactos gerados pela implantação de um empreendimento no sistema viário e propor as medidas mitigadoras e compensatórias necessárias para garantir a qualidade da circulação de veículos e pedestres no local.

Para a elaboração destes estudos, a Fratar utiliza a técnica de microssimulação de tráfego, no software Aimsun, onde modela-se o sistema viário e todas as suas características (número de faixas, sentido de circulação, configurações semafóricas, velocidade permitida, entre outras) a fim de obter um modelo representativo das condições reais de tráfego da região. Assim, é possível testar e avaliar diferentes alternativas viárias, sob as perspectivas de indicadores de desempenho como nível de serviço, velocidade média, fluxo de veículos, tempo de viagem, dentre outros.

Um mapa de uma cidade com muitas estradas e ruas, e uma fila de tráfego na estrada com uma barra de cor indicando a direção (uma representação digital: 0,413).
um mapa de uma cidade com um ponto amarelo nele e um ponto amarelo no mapa de uma rua com um ponto amarelo nele e um ponto amarelo no mapa de um, (uma captura de tela: 0.751)

A aplicação da microssimulação de tráfego durante a elaboração de um RIC visa diagnosticar as condições físico-operacionais do sistema viário antes e após a implantação do empreendimento. O intuito é identificar os principais gargalos e propor medidas mitigadoras para solucioná-los, melhorando o nível de serviço do sistema viário.

No diagnóstico da situação atual, são realizadas contagens volumétricas classificadas de veículos com o objetivo de validar os volumes de tráfego reais e simulados nas horas pico do empreendimento e do sistema viário. Para estimar a demanda do empreendimento, são utilizadas técnicas de projeção de viagens de polos geradores de tráfego, quantificando as distribuições horárias, a divisão modal (transporte público, veículos e pedestres) e as proporções entre as principais vias de acesso da área de estudo.

A Fratar ainda oferece estudos de dimensionamentos de controles de acesso de veículos e pedestres, de áreas de embarque/desembarque e de vagas de estacionamento e de carga/descarga. Nestes casos, além das normas técnicas vigentes, a Fratar conta com o auxílio da ferramenta de modelagem de filas, que permite definir a quantidade ótima de recursos e realizar análises de sensibilidade sobre os resultados de cada solução.

Estudos Realizados