Relatórios de Impacto no Trânsito/Circulação (RIT, RIC) 2017-08-22T11:16:50+00:00

RELATÓRIOS DE IMPACTO NO TRÂNSITO/CIRCULAÇÃO (RIT/RIC)

O Relatório de Impacto na Infraestrutura Urbana de Circulação (RIC), também conhecido como Relatório de Impacto no Trânsito (RIT), tem o objetivo de avaliar os impactos gerados pela implantação de um empreendimento no sistema viário e propor as medidas mitigadoras e compensatórias necessárias para garantir a qualidade da circulação de veículos e pedestres no local.

Para a elaboração destes estudos, a Fratar utiliza a técnica de microssimulação de tráfego, no software Aimsun, onde modela-se o sistema viário e todas as suas características (número de faixas, sentido de circulação, configurações semafóricas, velocidade permitida, entre outras) a fim de obter um modelo representativo das condições reais de tráfego da região. Assim, é possível testar e avaliar diferentes alternativas viárias, sob as perspectivas de indicadores de desempenho como nível de serviço, velocidade média, fluxo de veículos, tempo de viagem, dentre outros.

A aplicação da microssimulação de tráfego durante a elaboração de um RIC visa diagnosticar as condições físico-operacionais do sistema viário antes e após a implantação do empreendimento. O intuito é identificar os principais gargalos e propor medidas mitigadoras para solucioná-los, melhorando o nível de serviço do sistema viário.

No diagnóstico da situação atual, são realizadas contagens volumétricas classificadas de veículos com o objetivo de validar os volumes de tráfego reais e simulados nas horas pico do empreendimento e do sistema viário. Para estimar a demanda do empreendimento, são utilizadas técnicas de projeção de viagens de polos geradores de tráfego, quantificando as distribuições horárias, a divisão modal (transporte público, veículos e pedestres) e as proporções entre as principais vias de acesso da área de estudo.

A Fratar ainda oferece estudos de dimensionamentos de controles de acesso de veículos e pedestres, de áreas de embarque/desembarque e de vagas de estacionamento e de carga/descarga. Nestes casos, além das normas técnicas vigentes, a Fratar conta com o auxílio da ferramenta de modelagem de filas, que permite definir a quantidade ótima de recursos e realizar análises de sensibilidade sobre os resultados de cada solução.

Estudos Realizados