Agosto de 2022 — Nota técnica nº 73

Dimitris Triantafyllos

Especialista sênior de produtos com foco em  suporte à decisão em tempo real . Dimitris trabalha em estreita colaboração com a equipe de gerenciamento de produto para visualizar, planejar e especificar o roteiro para todas as soluções Aimsun.

O SCATS  é um sistema inteligente e adaptativo de controle de tráfego instalado em mais de 55.000 cruzamentos em 187 cidades e 28 países em todo o mundo. Desenvolvido pelos Serviços Rodoviários e Marítimos em New South Wales, Austrália, o sistema de gerenciamento de tráfego adaptativo SCATS sincroniza os sinais de trânsito para otimizar o fluxo de tráfego em toda uma cidade, região ou corredor. Algoritmos inteligentes processam dados em tempo real para adaptar os tempos dos semáforos que respondem a condições inesperadas, prever padrões de tráfego e manter o tráfego em movimento. O resultado é menos congestionamento, tempos de viagem mais curtos e maior segurança e produtividade.

A operação do sistema de controle de tráfego adaptativo SCATS pode ser reproduzida em uma simulação mesoscópica ou microscópica no Aimsun Next conectando-se ao SCATSim. O SCATSim é um conjunto de módulos de software desenvolvido pela RMS para emular uma implantação SCATS real. Com a Interface SCATS, o Aimsun Next funciona como um servidor para se comunicar via sockets (TCP/IP) com um ou vários controladores de sinais de trânsito locais, emulados pelo WinTraff (módulo SCATSim), que atuam como clientes.

Aimsun Next fornece ao WinTraff os dados de atuação do detector a cada segundo e o WinTraff responde com os estados do grupo de sinais, com todos os grupos de sinais em vermelho no início da simulação. Se houver vários controladores (e, portanto, várias instâncias do WinTraff), a comunicação é roteada via SimHub (outro módulo do SCATSim), que permite um único canal de comunicação com a simulação e se encarrega de rotear os dados trocados de e para a instância relevante do WinTraff.

Para alcançar esse intercâmbio de dados, é essencial que os objetos Aimsun Next, como controladores, sinais ou detectores, correspondam aos objetos SCATS correspondentes. A correspondência pode ser feita automaticamente, usando a interface SCATS ITS  , ou manualmente, abrindo o aplicativo SCATS Access e replicando os mesmos objetos e identificadores no software Aimsun Next. Neste exemplo, a segunda abordagem é destacada.

Observe os seguintes requisitos importantes:

  • Uma licença para Aimsun Next E para  Interfaces de Controle Adaptativo
  • Uma licença para SCATSim (2 dongles USB: 1 para SCATS Central Manager e 1 para SCATS Region)
  • Acesso ao banco de dados SCATS e aos dados da região SCATS
  • Aplicações: SCATS Central Manager, SCATS Central Manager Configuration, SCATS Region, SCATS Region Configuration, SCATS Access, SimHub, WinTraff
  • o aplicativo exe
  • SCATSim funciona apenas no sistema operacional Windows

É necessário configurar vários aplicativos de software antes de conectar o SCATSim à simulação do Aimsun Next. Siga as instruções passo a passo para preparar os aplicativos SCATS Central Manager, SCATS Region, SimHub, WinTraff:

Preparando os objetos de rede Aimsun Next

Para que Aimsun Next e SCATSim entendam a quais detectores e grupos de sinais eles se referem na comunicação durante a simulação, você deve definir para controladores, grupos de sinais e detectores um identificador comum.

Primeiro, abra o software SCATS Access para obter as informações necessárias para este SCATS Site ID:2773.

1. Clique duas vezes em /Central Manager/SCATSAccess.exe e aguarde a janela abaixo: 

2. No campo Site ID, defina o SCATS Site ID desejado (ou seja: 2773) para visualizar sua geometria, grupos de sinais, fases e detectores.

Resumo:

  • ID do local SCATS: 2773
  • 8 FASES: A;B;C;D;E;F;F1;F2
  • 17 DETECTORES

Em seguida, abra o documento Aimsun Next para definir as configurações necessárias para o SCATS Site ID: 2773.

3. Cada grupo de sinal no Aimsun Next deve ser definido como está no banco de dados SCATS com as mesmas voltas associadas. Você pode usar o SCATS Access para verificar quais curvas são controladas por cada grupo de sinal e definir manualmente o mesmo no Aimsun Next.

4. Para cada  no Aimsun Next controlado pelo SCATSim, o plano de controle deve ser definido como Externo. Pode ser fornecido um plano de controle pré-programado para que seja utilizado em caso de falha na conexão com o SCATSim.

5. Cada detector no Aimsun Next deve ser posicionado, nomeado e definido como no banco de dados SCATS. As capacidades mínimas de medição do detector necessárias para serem ativadas dependem da função do detector. Os detectores SCATS são diferenciados entre físicos (medindo “contagem” e “ocupação”) e lógicos (faróis: identificando veículos de transporte público). Os detectores lógicos devem ter ativado a capacidade de medição “Veículo equipado” além de “contagem” e “ocupação”. Estão sempre associados a um conjunto de linhas de transportes públicos. Observe que as medições de ocupação do detector estão fortemente relacionadas ao comprimento do detector. Portanto, o comprimento do detector Aimsun Next deve corresponder ao comprimento do detector SCATS.

6. Crie um novo objeto controlador Aimsun. Cada Local SCATS deve ser representado no Aimsun Next como um objeto controlador Aimsun do tipo SCATS.

7. Na aba *Basics* do objeto controller:

    • O objeto controlador deve estar conectado ao objeto nó. No entanto, cada SCATS Site pode ser representado como um ou mais nós Aimsun. Nesse caso, ambos os nós devem estar conectados ao mesmo objeto controlador.
    • Os detectores SCATS devem ser conectados ao objeto controlador.
    • A caixa de seleção “Ativado” deve ser marcada. O ID da interseção deve ser igual ao ID do local SCATS e a porta deve ser igual à porta de conexão da simulação no SimHub.

8. Na guia Signal Group do objeto Controller:

    • Atribua os Grupos de Sinal e defina o ID para mapear aqueles com o ID do estágio SCATS.

9. Na aba Detectores do objeto Controlador:

    • Adicione todos os detectores e para cada um defina o ID para mapeá-lo com o ID do Detector SCATS.

10. Faça o mesmo para o restante dos sites SCATS na rede Aimsun Next.

11. Depois de concluído, você está pronto para iniciar uma simulação Aimsun Next (Micro, Meso ou Hybrid) e emular a lógica do sinal de tráfego do controlador SCATS na rede Aimsun Next.


Importante:
 Para garantir que os aplicativos Aimsun Next e SCATS permaneçam na etapa, os tokens de sincronização são passados ​​entre eles a cada etapa da simulação. O SCATS assume que uma transferência de dados é feita a cada segundo, portanto, a cada 1 segundo, os dados do detector devem estar disponíveis. Portanto, o ciclo do detector em Cenário Dinâmico > Saídas a Gerar deve ser definido para 1 segundo.

Para informações mais detalhadas, abra o capítulo Aimsun Next User Manual – SCATS Interface .