Nota Técnica #20
Novembro 2016
Por Tamara Djukic
Você pode usar agrupamentos de seções ou detectores para definir screenlines. As screenlines podem ser usadas para ajuste de demanda OD e para validação.
Screenlines Ajuste de Demanda OD
Crie uma categoria de agrupamento para detectores (ou seções), e chame-a de “screenlines” por conveniência; no interior, crie um agrupamento para cada screenline que você deseja definir. Abra os agrupamentos e selecione todos os detectores (ou a seção) que você deseja incluir em cada screenline. Na Figura 1, dois detectores foram agrupados para formar uma screenline para o tráfego de entrada a partir da fronteira oeste.
Figura 1: Defina os detectores das screenlines
Na guia principal do Cenário de Ajuste de OD, selecione a categoria de agrupamento que você criou para as screenlines em Usar Agrupamentos de Detecção de OD. O conjunto de dados reais deve fornecer contagens para detectores individuais, pois o Aimsun calculará a contagem da screenline em tempo real.
Figure 2: Uso das screenlines no processo de ajuste de demanda OD
Isto fará com que a Aimsun ajuste a demanda considerando a contagem total para cada screenline, e contagens individuais de detectores para todos os detectores incluídos no conjunto de dados reais, mas não pertencentes a nenhuma screenline.
Ao fazer um ajuste de OD, as screenlines evitam que o resultado seja ajustado em excesso a pontos de detecção individuais, ou em outras palavras, limitando-o a uma solução específica de atribuição de caminho em alguns locais.
Screenlines para validação
Outro uso de screenlines é para validação. Neste caso é preciso criar um único conjunto de dados reais com duas fontes de dados (ver Figura 3 e Tabela 1): 1. Uma que contenha os dados para os detectores que não pertencem a nenhuma screenline; cada registro deve ser associado a um detector usando seu ID, ID externo ou nome; 2. Uma que contenha os dados para screenline, que são o total de todos os detectores que pertencem a cada screenline; cada registro deve ser associado a um agrupamento usando seu ID, ID externo ou nome.
Tabela 1. Conteúdo do arquivo com fonte de dados
Figure 3i, 3ii & 3iii: Definição do conjunto de dados reais que incluem a informação de screenlines
Se você selecionar este conjunto de dados reais para validação na aba principal de um cenário de atribuição estática ou cenário dinâmico, na aba de validação do experimento de atribuição estática ou replicação você verá que Aimsun compara as screenlines e os pontos de detecção individuais ao mesmo tempo (Figura 4).
Observe que você tem que clicar com o botão direito do mouse na categoria de agrupamento para screenlines e selecionar atualizar as estatísticas no final da atribuição ou simulação se você não tiver habilitado o cálculo de saídas para agrupamentos nos resultados do cenário.
Figure 4. Exibição dos dados das screenlines usados para validação