Nota Técnica #58
Por Marga Delgado
Abril 2021
O que você faz quando os dados do plano de controle não estão disponíveis? Você pode enfrentar este problema ao trabalhar com cenários futuros que não tenham sido totalmente detalhados, ou em uma primeira abordagem desde macroscópica a dinâmica. Em simulações dinâmicas, você pode gerenciar interseções simples com sinalização vertical para prioridade ( dê preferência e pare), mas para interseções mais complexas que devem ser reguladas com semáforos, você não pode omitir estas informações.
O Aimsun Next oferece uma funcionalidade que estimará um plano de controle razoável (fixo ou atuado) para um único nó ou conjunto de nós, baseado nos volumes nas aproximações e movimentos – um conjunto de informações que você pode inserir manualmente a partir de observações de campo ou extrair automaticamente de uma atribuição macroscópica. Note que ao calcular o plano de controle para vários nós, o offset não é calculado automaticamente, portanto, após os planos terem sido calculados, será necessário fazer ajustes manuais para assegurar a coordenação ao longo de um corredor.
Ao selecionar um plano de controle existente em ” Usar Plano de Controle”, o procedimento de cálculo não alterará a associação dos grupos de sinais às fases e a seqüência das fases. Isto é útil quando você deseja adaptar o plano de controle real do cenário base à mudança da demanda em um cenário futuro. Observe que o procedimento sobrescreve o plano de controle selecionado, portanto você deve primeiro fazer uma cópia do plano de controle base e selecionar essa cópia ao executar o cálculo.
Quando você clica em “Gerar Novo Plano de Controle” em “Usar Plano de Controle”, se os grupos de sinais já estiverem definidos em um nó, eles serão usados, enquanto que se o nó não possuir nenhum grupo de sinais, eles serão automaticamente criados com base em uma lógica que agrupa movimentos não conflitantes na mesma fase, e então divide os movimentos de cada fase em um grupo de sinais por aproximação.
Digamos que temos estas duas interseções em um modelo, sendo o controle na da esquerda atuado, e o controle na da direita não especificado. Se executarmos uma atribuição estática, veremos que o eixo N-S tem menos ocupação que o E-W.
No menu de contexto do nó, você pode acessar o Gerar Plano de Controle a partir dos Volumes:
Escolha a Experiência de Atribuição a partir da qual usar os Volumes ou preencha-os na tabela de Volumes de Nó, e defina o resto dos parâmetros para o plano de controle, para o Aimsun Next gerar um novo plano de controle:
Aimsun Next criou 4 grupos de sinais, um por aproximação, agrupou os grupos de sinais que não têm conflitos em duas fases, calculou a duração otimizada do ciclo com a fórmula Webster, e o dividiu entre as fases de acordo com o volume dos movimentos associados a cada fase, o que leva a um verde mais longo para o eixo E-W.
Se você souber antecipadamente quais são os grupos de sinais, você pode criá-los no nó antes de executar a geração do plano de controle, de modo que o procedimento terá apenas que agrupá-los em fases.
O Aimsun Next detecta que os grupos de sinais já existem e os utilizará ao gerar o novo plano de controle.
Esta configuração do grupo de sinais leva a este plano de controle:
Finalmente, você pode ter um nó mais complexo para o qual você conhece não apenas os grupos de sinais, mas também a seqüência das fases, mas quer apenas calcular o ciclo e a duração das fases.
Digamos que no cenário futuro o cruzamento à direita ganha mais faixas e permite movimentos à esquerda. Você pode querer gerar um plano de controle do zero ou reproduzir os mesmos grupos de sinais e a mesma sequência de fases que no cruzamento à esquerda. Para este último, você precisará criar os grupos de sinais e um plano de controle fictício, que fornecerá apenas a sequência das fases e os grupos de sinais associados a cada fase (portanto, o ciclo e a duração das fases que você definir não é importante).
Você precisa executar uma tarefa macroscópica para o cenário futuro para obter os volumes previstos para cada movimento:
…e executar o cálculo de um plano de controle, desta vez selecionando o plano de controle fictício que você acabou de criar em vez de “Gerar Novo Plano de Controle”:
Como você selecionou a opção de gerar um plano atuado, o Aimsun Next gerará os detectores necessários, os atribuirá e calculará o verde mínimo e o máximo para cada uma das fases que você definiu com base nos volumes atribuídos aos movimentos