Nota Técnica #60

Por Geline Canayon

Junho 2021

O que é um servidor WMS?

Um Web Map Service (WMS) é um protocolo padrão desenvolvido pelo Open Geospatial Consortium para servir imagens de mapas georreferenciados através da Internet. Estas imagens são tipicamente produzidas por um servidor de mapas a partir de dados fornecidos por um banco de dados GIS.

Onde obter um link para o servidor WMS

As agências estaduais ou municipais normalmente têm links de servidor WMS no mesmo website onde os dados do GIS estão disponíveis. Eles também podem ser facilmente encontrados usando as palavras-chave “link do servidor WMS” + “nome da cidade” em qualquer mecanismo de busca.

 

Por exemplo, o link do servidor WMS para Nova York está no site gis.ny.gov.

https://gis.ny.gov/gateway/mg/webserv/webserv.html

Como adicionar o link do servidor WMS ao modelo

Vá até Ferramentas e selecione Adicionar Servidor WMS.

Na janela de diálogo do importador, cole o link e clique em Conectar.

Uma vez concluída a conexão, selecione a camada que você deseja importar e clique em OK.

Na janela Camadas, será criada uma nova camada para o servidor WMS. Esta camada pode ser ativada ou desativada conforme necessário, mas não é editável. As camadas importadas do servidor WMS serão criadas como subcamadas.

Ativar a sub-camada para exibir as imagens aéreas de fundo.

Observe que as imagens não são importadas para o modelo e não terão impacto no tamanho do arquivo. As imagens são carregadas através do link do servidor, portanto pode haver algum atraso ao fazer zoom out.

A Fratar possui um servidor WMS gratuito para ser usado com o Aimsun Next. Este servidor provê imagens de fundo georreferenciadas do Google Maps, Google Satélite, Bings, Openstreetmap e outros serviços.

Entre em contato com aimsun@fratar.com.br para solicitar acesso ao servidor WMS da Fratar.