O Aimsun Next tem resultados gráficos claros para ajudá-lo a compreender os resultados da simulação de forma rápida e intuitiva. Aqui estão os tópicos que abordamos neste vídeo:
00:00:17 – ESTATÍSTICAS
00:00:48 – SÉRIES TEMPORAIS
00:02:46 – MODOS DE VISUALIZAÇÃO
00:05:04 – RÓTULOS DINÂMICOS
00:05:40 – ANÁLISE DO CAMINHO E DO LINK
00:06:24 – COMPARAÇÃO DE DADOS
00:07:19 – LAYOUT DE IMPRESSÃO
00:08:16 – GRAVAÇÃO E REPLAY
00:09:05 – AIMSUN NEXT VIEWER
Não poderia ser mais intuitivo: basta clicar duas vezes em um objeto para visualizar e comparar estatísticas: não há necessidade de consultar um banco de dados externo ou de decifrar arquivos de texto obscuros.
Definir um conjunto de critérios de desenho para exibir um rótulo ou para alterar a aparência, a cor ou o tamanho dos objetos gráficos de acordo com o valor de um atributo. Isto lhe dá os meios para criar mapas temáticos que oferecem uma apresentação visual clara dos resultados da simulação para um público que não é especialista na área.
No que diz respeito às saídas numéricas, o Aimsun Next as armazena em um banco de dados cujo formato é compatível com Access, SQLite ou uma fonte de dados ODBC. A estrutura deste banco de dados é fixa e documentada de forma abrangente no manual. Portanto, é possível criar um conjunto de consultas padrão que lêem as informações do banco de dados e preparam relatórios consistentes entre os projetos. Outro meio de alcançar a mesma consistência de saída é usar o script Python para gerar os dados relevantes em um formato que se adapte exatamente aos requisitos de um padrão Excel.
A saída fornecida pelo microsimulador Aimsun Next inclui: Animação 2D e 3D de veículos, informações sobre veículos e controle durante a simulação, modos de visualização e estilos de visualização criados especificamente para a simulação, resultados estatísticos, dados de detecção e exportação de informações sobre veículos.
O Aimsun Next pode exibir resultados como estatísticas periódicas (agregadas por intervalo de tempo) ou estatísticas globais (desde o início da simulação até o final da simulação) e em diferentes níveis.
O Aimsun Next fornece um conjunto completo de estatísticas de tráfego baseadas em parâmetros locais e globais (no nível de todo o sistema, seções, nós, movimentos, subrotas, grupos, links, origens, destinos, pares de OD, linhas de transporte público, controle e gerenciamento de tráfego). Mais precisamente, a modelagem microscópica produz os seguintes resultados, tanto no total como por tipo de veículo:
– Fluxo, Velocidade e Densidade
– Tempo de viagem e tempo de atraso
– Comprimento da fila
– Tempo de parada e número de paradas
– Consumo de Combustível e Emissões de poluentes
– Distância total percorrida e tempo total de viagem
O resultado de qualquer objeto Aimsun Next pode ser exibido como um gráfico ou uma tabela de valores usando a aba Série Temporal de seu editor. Nesta aba, o usuário pode escolher qualquer atributo a ser mostrado para qualquer simulação microscópica, qualquer tipo de veículo e para qualquer faixa.
Se desejar ver várias séries temporais para diferentes objetos no mesmo gráfico, use a ferramenta Visualizador de Séries Temporais no menu Análise de Dados.
Você também pode coletar estatísticas dos detectores localizados em pontos específicos em toda a rede, que podem ser globais (todo o período de simulação), agregados (cada intervalo de tempo de detecção) ou instantâneos (cada etapa da simulação) e pode medir os seguintes atributos: contagem, velocidade, densidade, avanço, presença, ocupação.
O Aimsun Next produz diretamente um resumo de cada simulação uma vez concluída, incluindo uma gama completa de estatísticas gerais do sistema. Além disso, as estatísticas do sistema são coletadas e podem ser exibidas e armazenadas como séries temporais.
Os rótulos dinâmicos são uma ferramenta útil durante uma simulação, permitindo exibir algumas saídas como rótulos de texto que são atualizados durante a simulação (estatísticas instantâneas).
Para melhorar a visualização de qualquer atributo, incluindo resultados da simulação, é possível definir um critério ( Estilo de Exibição) para exibir um rótulo ou para alterar a forma, cor ou tamanho dos objetos gráficos de acordo com o valor de um atributo, que pode ser uma saída da simulação. Você pode então agrupar os Estilos de Exibição para criar um mapa temático. Este mapa é, como a simulação, dependente do tempo; um relógio permite que você escolha visualizar os resultados para um período de agregação específico.
Você pode agrupar um conjunto de objetos para obter estatísticas globais para o grupo, por exemplo, criando subrotas (uma rota ou caminho composto de um conjunto de seções consecutivas) ou grupos de objetos do mesmo tipo.
Finalmente, se você precisar comparar certos atributos para rede em nível global e para certas simulações, cenários ou conjuntos de dados reais, você pode usar a ferramenta Comparação de Dados no menu Análise de Dados. Esta ferramenta serve para comparar atributos em toda a rede para diferentes cenários, ou seja, alterar a demanda de tráfego, o plano de controle ou o plano de transporte público para diferentes simulações.
Para alguns objetos, o Aimsun Next fornece outras estatísticas específicas. Por exemplo, para as linhas de transporte público, é possível exibir as trajetórias dos veículos.
Vídeos 2D e 3D também podem ser feitos de qualquer simulação do modelo.