Project Description

Estudo de tráfego do empreendimento Concórdia Corporate, na cidade de Nova Lima – MG.

O Concórdia, empreendimento da construtora Caparaó em parceria com a Tishman Speyer, será o maior edifício de Minas Gerais, com 43 pavimentos, sendo 30 andares comerciais.

O estudo analisou o impacto ocasionado no trânsito da região, decorrente da implantação do empreendimento, assim como propôs modificações na geometria e circulação viária do entorno a fim de mitigar os problemas gerados.

Utilizou-se o Software Aimsun para a realização de todas as etapas do estudo, partindo de uma rede Macroscópica de simulação – considerando a Região Metropolitana de Belo Horizonte e a Matriz OD de 2012 desenvolvida pela Agencia Metropolitana – de onde obteve-se uma nova matriz e subárea de simulação referente somente à área objeto do estudo.

Detalhou-se e calibrou a rede de microssimulação da região do estudo, a partir da qual foi possível identificar os pontos de gargalo e demais problemas de capacidade.

Foram propostas novas alternativas para a circulação viária, assim como entregue o projeto viário executivo em CAD para implantação das melhorias propostas.