Project Description

Estudo de tráfego e Análise de Fluxos de Pedestres e Torcedores para o estádio do Clube Atlético Mineiro, Arena do Galo – MRV.

Utilizou-se o Software Aimsun para a realização de todas as etapas do estudo, partindo de uma rede Macroscópica de simulação – considerando a Região Metropolitana de Belo Horizonte, de onde obteve-se uma nova matriz e subárea de simulação referente somente à área objeto do estudo.

A partir dos dados projetados, considerando o estádio em pleno funcionamento, foram feitas simulações para que fossem sugeridas propostas que visassem absorver o fluxo de veículos adicional referente à operação do estádio, além de propor melhorias que trouxessem melhor qualidade para o trânsito da região, o que se tornaria o Legado do estádio para a cidade.

Além das análises de tráfego, foram desenvolvidos também estudos de evacuação de pedestres no estádio, reproduzindo de forma detalhada o funcionamento da Arena além de permitir propor melhorias que trouxessem maior segurança e qualidade na sua operação.