Project Description

O Estudo do fluxo de pessoas na passarela de acesso à Estação Flamboyant em Salvador, realizado pela Fratar, teve como principal objetivo avaliar a capacidade da passarela identificando possíveis gargalos, pontos de adensamento indesejáveis, restrições e barreiras que prejudiquem a circulação, garantindo a fluidez e segurança desejadas.

De forma a aumentar significativamente a qualidade das análises, utilizaram-se elementos de simulação computacional. A simulação tem sido cada vez mais utilizada nas mais diversas atividades e se tornou importante ferramenta de tomada de decisão, pois permite que intervenções físicas ou processuais somente sejam efetuadas após exaustivos testes para verificação de sua eficácia, segurança e viabilidade, minimizando significativamente os riscos envolvidos.

Os resultados do estudo mostraram que as passarelas de acesso à estação possuem capacidade para operar dentro dos níveis de serviço adequados. Entretanto, foram identificados alguns problemas de capacidade nas escadas de acesso e nos controles de acesso em função da geometria e da grande quantidade de fluxo de pedestres.