O que há de novo no Aimsun Next 23

01 Melhor manuseio de séries temporais

Modelagem em larga escala

Redesenhamos a maneira como as séries temporais são gerenciadas internamente, o que deve reduzir significativamente o tempo de execução e o tempo necessário para fechar um modelo após executá-lo ou recuperar os resultados de uma execução anterior.

02 Descarregar resultados da memória

Modelagem em larga escala

Você pode descarregar os resultados antes de iniciar outra execução, para liberar memória e, portanto, evitar a paginação, reduzindo assim o tempo de execução com modelos grandes.

03 DUE Outputs para monitorar convergência e estabilidade

Modelagem em larga escala

A atribuição Dynamic User Equilibrium (DUE) pode produzir um conjunto abrangente de estatísticas que permitem monitorar em detalhes a convergência e a estabilidade da solução: RGap por par de OD, fluxo e custo por link por iteração. Estas saídas são extremamente valiosas durante a calibração do modelo.

04 Mais flexibilidade ao aquecer um DUE

Modelagem em larga escala

Em versões anteriores, um Dynamic User Equilibrium (DUE) só podia carregar um único item de atribuição de caminho gerado por uma atribuição estática ou um DUE com o mesmo intervalo de escolha de rota. No Aimsun Next 23, um DUE pode tomar como entrada um plano de atribuição de caminho contendo vários itens de atribuição de caminho estático e/ou DUE.

Ambos DUE e Stochastic Route Choice (SRC) agora podem carregar itens de atribuição de caminho cuja duração de aquecimento e/ ou intervalos de escolha de rota não correspondem à atribuição de tráfego dinâmico atual (DTA): em DUE as porcentagens na atribuição de caminho de entrada são agregadas nos novos intervalos, enquanto no SRC os veículos que seguem os caminhos de entrada usam os intervalos do item de atribuição de caminho.

05 Monitorar como o ajuste altera a demanda anterior

Modelagem em larga escala

Os ajustes OD agora fornecem todas as saídas necessárias pelo TAG do UK DfT para monitorar as mudanças na demanda anterior trazidas pelo processo de ajuste: distribuição de comprimento de viagem com média e desvio padrão, gráfico de dispersão de destinos de viagem, gráfico de dispersão de valores de célula e diferenças de setor para setor.

06 Modelo de seleção de faixa para rotatórias

Modelos comportamentais

Desenvolvemos um novo modelo de seleção de faixa para rotatórias em simulações microscópicas, mesoscópicas e híbridas. O modelo calcula as faixas válidas para veículos que se aproximam de uma rotatória (dentro da distância de antecipação a partir da curva de entrada) levando em consideração qual saída o veículo deseja tomar. Isso captura o fato de que, na realidade, os veículos que pegam a primeira saída tendem a usar a faixa externa, enquanto os veículos que pegam a última saída tendem a usar a faixa interna.

07 Distância de antecipação para sinalizações de pare e dê a preferência

Modelos comportamentais

A distância de visibilidade de um sinal de pare ou dê a preferência agora pode se estender para seções a montante. Em versões anteriores era truncado na entrada da seção com a sinalização.

08 Agressividade de aceleração no modelo MFC

Modelos comportamentais

O modelo de Aceleração Microscópica de Fluxo Livre (MFC) agora inclui o parâmetro de agressividade de aceleração, que é o que define o estilo de condução do motorista e as trocas de marcha (apenas usado com motores de combustão). Isso permite que você desvincule o comportamento de aceleração do intervalo de seguimento do veículo à frente.

09 Ler os skims diretamente de um resultado de atribuição de caminho

Modelagem de demanda de viagens

Uma nova caixa chamada Atribuição de caminho pode ser adicionada a experimentos de quatro etapas. Isso permite que você use qualquer atribuição de caminho produzida a partir de uma atribuição de trânsito ou atribuição estática para alimentar o modelo de quatro etapas com skims sem criar matrizes de skim.

10 Calcule skims de fluxo livre com a calculadora de caminho mais curto

Modelagem de demanda de viagens

A ferramenta Caminho Mais Curto agora tem a opção de gerar e salvar matrizes de custo e distância skim para uma Configuração de Centroides fornecida. Nas versões anteriores, era necessário executar uma atribuição para obter esses skims.

11 Executar parte do modelo de quatro etapas

Modelagem de demanda de viagens

Agora você pode executar uma única etapa do experimento de quatro etapas, ou uma etapa e todas as outras usando suas saídas. Isso é particularmente útil durante a calibração ou durante a execução de testes, pois você pode executar apenas uma parte do experimento.

12 Salvar resultados do loop no modelo de quatro etapas

Modelagem de demanda de viagens

O loop do experimento do modelo em quatro etapas agora pode ser armazenado no banco de dados. Essa opção permite que você restaure os resultados do loop sem executar o modelo novamente.

13 Novo algoritmo de atribuição estática estocástica

Modelagem de demanda de viagens

Substituímos o algoritmo k-SP de Yen usado anteriormente na Atribuição Estática Estocástica pelo algoritmo ESX, que é mais rápido e produz caminhos alternativos com menos sobreposição.

14 Visualização gráfica e de protocolo com controladores PDM, LISA e vs|plus.

Teste e simulação de sinalização de trânsito OCIT

OCIT é um padrão aberto para sistemas de controle de tráfego rodoviário. Todos os controladores OCIT (Yutraffic, LISA e vs|plus) suportam visualizações gráficas e de protocolo, tanto em testes manuais quanto em simulação.

15 Alteração interativa do programa de sinalização e das bandeiras OCIT com controladores PDM, LISA e vs|plus

Teste e simulação de sinais de tráfego OCIT

Todos os controladores OCIT (Yutraffic, LISA e vs|plus) suportam a alteração do plano de sinalização e a mudança de bandeiras OCIT tanto de forma interativa para testes manuais quanto programaticamente através do plano de controle principal ou uma ação de gerenciamento de tráfego de mudança de plano de controle.

16 Acionamentos de botões por pedestres

Teste e simulação de sinalização de trânsito OCIT

Faixas de pedestres podem ser associadas a botões e, quando os pedestres estão esperando nelas, geram acionamentos que são enviados aos controladores OCIT.

17 Diferentes grupos de sinalização e acionamentos por tipo de pedestre

Teste e simulação de sinalização de trânsito OCIT

É possível definir vários grupos de sinalização na mesma faixa de pedestres para diferentes tipos de pedestres e estabelecer diversos botões na mesma faixa para variados tipos de pedestres. Isso permite a realização de testes e simulações em controladores OCIT que contam com fases e detectores específicos para pessoas com deficiência visual.

18 Pontos de chamada seriais e paralelos com controladores PDM

Teste e simulação de sinais de tráfego OCIT

No controlador Yutraffic, agora você pode definir que um detector deve se comportar como Ponto de Relatório Serial ou como Ponto de Relatório Paralelo. Um Ponto de Relatório Serial envia um telegrama R09 quando um veículo de trânsito é detectado pela primeira vez, enquanto um Ponto de Relatório Paralelo envia uma presença quando qualquer veículo equipado está em cima.

19 Funções de custo em Lua

Usabilidade

Para reduzir o tempo de computação ao avaliar as funções de custo, elas agora podem ser escritas em Lua, que suporta avaliação multi-thread. Python ainda é suportado como uma linguagem alternativa, e as funções de custo no modelo estão agora disponíveis em Python e Lua.

20 Script de “acesso rápido”

Usabilidade

Para permitir uma execução mais rápida de um script Python, um dos scripts disponíveis na pasta Scripts pode ser definido como script de acesso rápido, que pode ser executado usando o atalho [Ctrl + J].

21 Dividir um centroide automaticamente

Usabilidade

A ferramenta Dividir Centroide agora pode determinar automaticamente o número de centroides a serem divididos observando as conexões existentes. A lógica criará centroides com no máximo uma conexão por direção.

22 Filtrar por agrupamento ao restaurar um conjunto de dados reais

Usabilidade

A caixa de diálogo Conjunto de dados real permite restaurar dados apenas para objetos pertencentes a um agrupamento.

23 Histograma de demanda de tráfego

Usabilidade

Uma nova aba Histograma de Demanda de Tráfego exibe o número de células com diferentes faixas de quantidade de viagens. Pode ser plotado para todos os veículos ou por tipos de veículos, e as faixas são configuráveis.

24 Combine estados de tráfego para veículos com matrizes OD para pedestres

Usabilidade

Agora você pode adicionar matrizes de OD de pedestres a uma demanda de tráfego com estados de tráfego para veículos. Isso permite executar uma simulação de pedestres quando você não tem matrizes OD para veículos.