Descrição do Projeto

A Fratar se orgulha em fazer parte desse importante projeto de reestruturação do Parque Ibirapuera, o qual passa por grandes transformações que mudarão completamente a experiência dos visitantes.

Nesse projeto, a Fratar utilizou-se da microssimulação de pedestres, tecnologia que vem revolucionando os estudos relativos à mobilidade nas principais cidades do mundo. Por meio da construção de modelos computacionais, é possível testar cenários, visualizar o funcionamento de cada alternativa e selecionar a melhor configuração com base na comparação entre indicadores de desempenho.

Essa tecnologia tem se tornado uma ferramenta indispensável no processo de tomada de decisão, pois permite que intervenções físicas ou processuais somente sejam efetuadas após exaustivos testes para verificação de sua eficácia, segurança e viabilidade.

Simulação dinâmica do fluxo de pessoas por meio de softwares que reproduzem a interação dos pedestres entre si, com os obstáculos físicos em seu caminho e com o ambiente.

Análise dos Níveis de Serviços, considerando velocidade, densidade e conforto dos usuários, objetivando o mínimo de interrecorrências possível.

Proposição de intervenções no anel central e reposicionamento dos ambulantes a fim de proporcionar maior fluidez à circulação dos pedestres, ciclistas, skatistas e patinadores.