Como modelar rotatórias – Parte 1
Nota Técnica #41
Novembro 2019
Por Tessa Hayman
Na Parte 1 de 2 de notas sobre rotatórias, Tessa Hayman explica diferentes métodos de codificação de rotatórias para diferentes layouts de rotatórias, garantindo o uso correto da pista e o comportamento de mudança de faixa de circulação da entrada para a saída.
Há várias maneiras de codificar rotatórias dentro do Aimsun Next, e diferentes designs e comportamentos em rotatórias internacionais. Por exemplo, Espanha, Portugal, França e Reino Unido têm regras diferentes sobre a posição e prioridade das rotatórias. Portanto, é importante assegurar que o comportamento e o uso da faixa de ciculação na rotatória seja realista para a área, assim como ter níveis precisos de fluxo.
Rotatória de faixa única
Este tipo de rotatória tem 1 faixa de circulação e em todos os braços da rotatória, ou seja, não há mudança de faixa na rotatória. Aqui a ferramenta de rotatória é eficaz para produzir rapidamente uma rotatória com Dê a Preferência.
Figura 1: Código dos braços de entrada e saída da rotatória
3. Selecione a ferramenta de rotatória e arraste do centro da rotatória até a borda. Certifique-se de que o círculo externo vermelho se cruze com cada ramo para garantir uma disposição ordenada.
Rotatória com várias faixas – Estilo Stay-in-outside-lane – Espanha
Você pode usar a ferramenta de rotatória onde quer que um veículo só possa sair da rotatória pela faixa externa, e a faixa interna só é usada para ultrapassagem e capacidade extra.
Figura 5: Um exemplo de uma rotatória de 2 faixas de circulação, de permanência na faixa de circulação
Rotatória com várias faixas – Escolha o estilo lane-on-entry – Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália, Noruega
Em alguns países, a faixa de entrada é indicada pelo Código da Estrada ou marcas rodoviárias. Geralmente, um veículo utilizará a faixa 1 para tomar qualquer saída dentro de 180 graus do ramo de entrada e outras faixas para tomar outras saídas. Os veículos circulam em espiral, mesmo onde as marcações das faixas são concêntricas. Isto pode ser codificado usando uma seção entre o ramo de entrada e saída da mesma aproximação e um nó entre cada ramo da rotatória.
Verifique cada caminho possível que poderia ser percorrido através da rotatória para garantir que a atribuição da faixa de criculação esteja correta. Quando a rotatória tiver 3 faixas de circulação, talvez seja necessário usar o editor de Nó Avançado para garantir que as faixas corretas estejam conectadas. Acesse o Editor Avançado clicando com o botão direito do mouse em um nó selecionado.
Como o movimento agora é alongado, tome cuidado para que as curvas não se toquem para reduzir o número de zonas de conflito.
Defina a distância de antecipação/ distância zona 1 e distância zona 2 para pelo menos a circunferência da rotatória; isto assegura que os veículos que entram na rotatória estejam cientes da faixa correta para sua saída.
Mini roundabouts
Uma mini rotatória é uma pequena rotatória com um círculo pintado ou levemente elevado sobre o qual um veículo pode dirigir. Elas podem ser codificadas como um nó, com todos os movimentos atribuídos a um Dê a Preferência. Use o detalhe de Dê a Preferência para garantir que o tráfego “dê passagem para a direita/esquerda”. Acesse a opção detalhada de Dê a Preferência através das propriedades do nó e da aba Dê a Preferência.