Nota Técnica #54
Dezembro 2020
Por Mohammad Saifuzzaman
A interface Aimsun Next-SIDRA pode melhorar sua calibração de modelo e análise de anos futuros usando a facilidade de otimização de sinal no software de dimensionamento de sinal SIDRA Intersection. A interface oferece uma transferência de dados bidirecional entre o Aimsun Next e o SIDRA Intersection:
- A opção Exportar transfere a geometria da rede e fluxos de volta de um modelo Aimsun Next para um arquivo SIDRA Intersection. A geometria detalhada lhe dá a oportunidade perfeita para se concentrar na tarefa de tratamento do sinal no SIDRA Intersection. Você pode usar os fluxos de movimentos exportados e modificá-los, se necessário.
- A opção Importar na interface SIDRA permite importar o(s) local(is) processado(s) no modelo original Aimsun Next. Você pode importar ou exportar um máximo de 20 interseções de cada vez.
Flexibilidade e eficiência
A interface é projetada para total flexibilidade; você pode transferir informações de uma interseção individual, um conjunto de interseções isoladas e interseções interligadas dentro de uma área. Se você selecionar dois cruzamentos consecutivos, a via no meio é automaticamente exportada para manter a continuidade. Você pode optar por processar locais exportados como interseções ou rotatórias como locais individuais ou como rede SIDRA. Como a geometria exata do modelo Aimsun Next é exportada, todo o esforço de calibração da rede pode ser dedicado ao modelo Aimsun Next, o que economiza tempo e esforço porque você não precisa se preocupar em redefinir a geometria do local e a demanda para processar os locais na Intersecção SIDRA.
Explicaremos como usar a interface e lhe daremos um exemplo de uso:
Passo 1 – Execute o experimento
Crie um arquivo SIDRA em branco e salve-o.
No Aimsun Next, execute a atribuição ou replicação para a qual você deseja criar ou modificar os sinais.
A interface irá capturar a demanda da memória. Alternativamente, você pode recuperar um resultado de simulação anterior. Se você optar por gerar volume a partir do arquivo de Atribuição de Caminhos, certifique-se de que ele esteja armazenado na memória ou possa ser recuperado do arquivo de caminhos (arquivo .apa).
Etapa 2 – Exportar para o SIDRA:
Abra a interface Exportar para SIDRA a partir de Arquivo > Exportar > Interseção SIDRA.
Localize o arquivo SIDRA em branco.
Selecione o experimento para obter o volume de aproximação e o método.
Em um modelo dinâmico, o volume de aproximação de “Movimentos” fornecerá o throughput. Portanto, em um cruzamento congestionado, a opção ” Atribuição de caminho” pode fornecer o volume real de aproximação1.
Ao selecionar os nós na seção Geometria, lembre-se da limitação API imposta pela SIDRA (máximo de 20 nós).
Escolha os tipos de veículos (ou classes) disponíveis na demanda e o período de tempo para a análise do volume. Qualquer plano de sinal existente no experimento será automaticamente escolhido no plano de controle mestre.
Quando marcada, a porcentagem vermelha de transferência atualizará o ganho final no SIDRA.
1Por padrão, a interface transfere o volume total no intervalo de tempo selecionado. Se o intervalo de tempo não for de 60 minutos, será necessário ajustar o “tempo unitário para volumes” na aba “Volumes” do SIDRA.
Exemplo – Exportação de interseções:
Aqui está a exportação geométrica de um cruzamento do Aimsun Next para o SIDRA junto com as fases de sinal e transferência de volume da aproximação em direção ao leste deste cruzamento.
Geometria:
Fases Semafóricas:
Volumes de Aproximação:
Etapa 3 – Processar a(s) interseção(ões) no SIDRA
Verifique as configurações do sinal exportado no SIDRA. Para uma geometria de interseção complicada, algumas edições pós-exportação podem ser necessárias.
Clique em Process Site quando você estiver pronto para otimizar o plano semafórico. Isto irá atualizar as fases. Se houver múltiplas interseções em uma rota, considere o uso da Rede SIDRA.
Salve o arquivo.
Etapa 4 – Importar do SIDRA
Abra a interface Importar do SIDRA a partir de Arquivo > Importar > Interseções SIDRA.
Localize o arquivo SIDRA processado e clique em ‘OK’.
Se a análise for feita como uma rede (ao invés de locais), então desmarque os “Locais Isolados de Importação”. Um novo plano de controle será importado.
Um exemplo do sinal importado é mostrado abaixo.
Os tempos de fase são atualizados de acordo com o arquivo SIDRA otimizado. O SIDRA tem tempo amarelo definido para cada fase. Portanto, o tempo amarelo separado é importado para cada fase.