Nota Técnica #14
Março 2016
por Margarida Delgado
Imagine que suas funções de custo tenham vários componentes, tais como distância, tempo de viagem ou pedágios. Se você quiser avaliar todos eles individualmente e mostrá-los como uma saída (além do custo total), você pode declarar quantos componentes de funções macro forem necessários para produzir cada uma das saídas extras ao executar uma Alocação.
Você pode criar novos Componentes de Funções Macro na mesma pasta das Funções de Custo.
Ou seja, o editor de componentes de funções macro conterá uma palavra-chave que deve corresponder ao nome de uma subfunção (em todas as funções de custo macro: Funções de Atraso de Volume para seções, e Penalidade de Movimento e Atrasos de Junções para movimentos).
Por exemplo, para definir os componentes ‘Distância (km)’ e ‘Tempo (h)’: no Componente de Função Macro, defina a Função String ‘distância’ e ‘tempo’ respectivamente como palavras-chave.
Agora, precisamos introduzir a definição destes componentes em todas as funções de custo macro (cuidado com os movimentos, sua penalidade padrão de movimento é codificada de forma rígida para que não contenha componentes) para que o componente possa ser avaliado em todas as seções e movimentos. No código da função, a última função (nas imagens, ‘def vdf’ e ‘def tpf’) é a principal. Antes disso, definimos as subfunções ‘distância’ e ‘tempo’, que serão avaliadas no final da atribuição dando as colunas extras de saídas.