Fevereiro de 2024 — Nota técnica nº 84

Marga Delgado

Especialista de Produto Sênior

O Plano de Atribuição de Caminhos foi projetado para servir quatro propósitos:

  1. Você está executando diversas atribuições de macro, para períodos diferentes, e deseja usar esses caminhos para períodos diferentes em uma única simulação;
  2. Você está executando DUEs separados para períodos de tempo diferentes e deseja executar um único disparo que abrange vários períodos de tempo sem precisar executar e calibrar um único DUE que corresponda exatamente a esse período;
  3. Você executa um DUE por um longo período, mas deseja executar um one-shot por apenas uma parte desse período sem precisar executar e calibrar um único DUE que corresponda exatamente a esse período.
  4. Você está executando atribuições de macro e DUE e deseja usar os caminhos macro (executado para qualquer período) e DUE (executado apenas para o período exato ou uma parte desse período) em uma única simulação.

Cálculo de escolha de rota

Aimsun Next fornece vários métodos para cálculo de escolha de rota, baseados em diferentes algoritmos.

Uma das diferenças reside na forma como os custos são estimados: custos globais, custos atuais, tempos de viagem em intervalos de tempo anteriores, viagens concluídas anteriormente e cálculo de trajeto anterior. Não há melhor maneira de fazer isso; numa simulação, esperaríamos uma combinação de métodos, pois isto reflecte o mundo real, onde diferentes pessoas têm diferentes formas de raciocínio ou têm acesso a diferentes informações: algumas pessoas confiarão no seu próprio conhecimento; alguns verificarão constantemente seus telefones em busca de atualizações sobre estradas; alguns deixarão o sistema de navegação do carro guiá-los e outros apenas seguirão os sinais de trânsito.

No Aimsun Next, você pode salvar os resultados da atribuição de caminho obtidos em uma simulação ou atribuição estática em um arquivo de atribuição de caminho com extensão .apa.

Antes de executar a simulação, crie um objeto Path Assignment e configure-o na aba Outputs to Generate nas opções Replication (para Stochastic Route Choice – SRC) , Result (para Dynamic User Equilibrium – DUE) ou Experiment (para atribuição estática) . Durante a simulação ou atribuição, os caminhos serão armazenados no arquivo ao qual o objeto Path Assignment está vinculado, e essas informações poderão posteriormente ser carregadas e utilizadas em outras simulações.

Se você deseja reutilizar os resultados da atribuição de caminho (caminhos alternativos e probabilidade de escolha de cada caminho, por intervalo de tempo de saída se vier de uma simulação) em outra simulação, primeiro crie um Plano de Atribuição de Caminho , especificando quais objetos de Atribuição de Caminho devem ser usados ​​em diferentes períodos e depois definir esse plano nas entradas do Cenário .

Ao preparar um Plano de Atribuição de Caminho, certifique-se de que ele cubra todo o período de simulação, caso contrário o plano será descartado e a simulação não será iniciada. Porém, não há necessidade de cobrir o período de aquecimento; na ausência de caminhos pré-definidos para o aquecimento, o Aimsun Next utilizará os caminhos do primeiro intervalo.

Como as informações do Plano de Atribuição de Caminho são usadas por uma simulação ou atribuição depende se é a entrada para um processo iterativo (DUE ou atribuição de equilíbrio estático) ou para uma simulação de escolha de rota estocástica (SRC):

a) Ao utilizá-lo em uma simulação SRC, os caminhos alternativos e as probabilidades de escolha fornecerão as rotas para o subconjunto de veículos definido no Experimento -> Atribuição Dinâmica de Tráfego -> Rotas Fixas.

b) Ao usá-lo em uma atribuição estática (MSA ou Frank e Wolfe) ou em uma simulação DUE, os resultados da atribuição de caminho serão usados ​​para iniciar a primeira iteração; as iterações seguintes podem adicionar novos caminhos e atualizarão a probabilidade de escolha de cada caminho.

Combinando atribuições de vários caminhos

O poder de um Plano de Atribuição de Caminho é explorado ao combinar múltiplas Atribuições de Caminho, provenientes de diferentes execuções; isso é particularmente útil quando você precisa criar um modelo que cubra um longo período de tempo, por exemplo, das 7h às 21h. Calibrar uma única atribuição, por exemplo um DUE, por um período tão longo seria extremamente difícil, se é que seria possível. Mas graças ao Plano de Atribuição de Caminho, você pode calibrar e executar DUEs separados para diferentes períodos de tempo e, em seguida, combinar esses caminhos em um único plano para a simulação final de 14 horas. Durante os picos, você pode até querer executar uma tarefa macroscópica, se puder assumir que a demanda está abaixo da capacidade e que o tempo de viagem está estável.

O Plano de Atribuição de Caminho ficaria assim:

Observe que uma atribuição de caminho gerada por uma simulação dinâmica só pode ser usada dentro do mesmo período para o qual foi gerada: por exemplo, se você executar um DUE das 6h às 9h, poderá usar a atribuição de caminho das 6h às 9h, ou para um subconjunto desse período (por exemplo, das 19h às 9h), mas não é possível esticá-lo ou movê-lo para o pico da tarde. Uma atribuição de caminho gerada a partir de uma atribuição de macro pode ser usada a qualquer momento e por qualquer duração (o conjunto único de caminhos e proporções por OD que ele contém será aplicado durante todo o período).

Para impor essas restrições, o Plano de Atribuição de Caminho deve ser capaz de acessar o conteúdo do arquivo de atribuição de caminho que você está adicionando e, portanto, não permite adicionar uma atribuição de caminho vazia. Se você deseja pré-configurar um Plano de Atribuição de Caminho antes de executar todas as etapas do seu projeto, o que você pode fazer é uma pré-execução fictícia da etapa que gera o arquivo de caminho com uma demanda vazia (e uma iteração se for um processo iterativo), para que um arquivo fictício de atribuição de caminho seja criado com o período correto e intervalo de escolha de rota, e você possa adicioná-lo ao plano.

Depois de configurar o Plano de Atribuição de Caminho, você pode defini-lo como entrada no Cenário Dinâmico:

Se o experimento for uma simulação SRC, os caminhos de entrada e as probabilidades de escolha serão usados ​​pelo subconjunto de veículos definido na configuração ‘Following Input Path Assignment’ da Atribuição de Tráfego Dinâmico do Experimento Dinâmico. Supondo que não haja Rotas OD definidas, se você definir para 100%, todos os veículos seguirão os caminhos de entrada, enquanto se você definir para um valor mais baixo, o restante dos veículos seguirá os caminhos da Escolha de Rota Estocástica.