Nota Técnica #9

Julho de 2015

Por Dimitris Triantafyllos

Um passo essencial para resolver o congestionamento de tráfego é a implantação de sistemas de monitoramento de tráfego mais precisos e confiáveis. Tradicionalmente, os sistemas de monitoramento de tráfego são limitados em sua maioria às rodovias e dependem apenas da alimentação de dados dos sensores instalados na infra-estrutura, tais como detectores de laço, radares ou câmeras. No entanto, isto não é realmente suficiente, particularmente em arteriais. Os dados dos veículos-sonda são a única fonte de dados significativa disponível hoje que tem potencial para cobertura global no futuro; as fontes incluem smartphones, veículos da frota que informam periodicamente sua localização, dispositivos de pós-venda ou etiquetas de identificação por radiofrequência.

Esta Interface de Programação de Aplicações (API) Aimsun permite aos pesquisadores aumentar sua compreensão do uso de dados de veículos de sonda, aplicações disponíveis, visualizações, medidas de desempenho e técnicas de gerenciamento.

Esta API pode exportar dados de sondas sintéticas executando uma microssimulação Aimsun com uma freqüência definida pelo usuário, por exemplo, a cada 30 segundos.

A área de estudo a partir da qual se deseja exportar dados de sondas pode ser restringida pela definição de dois agrupamentos diferentes:

1. Agrupamento de seções

2. Agrupamento de nódulos

Os dados exportados usando esta API são Vehicle_ID,time,x,y,z,speed(m/seg).

O código completo está disponível aqui (Arquivo em formato Python script)

Configurando o API Aimsun

Certifique-se de que todos os arquivos necessários estejam localizados no mesmo diretório local:

  • Rede Aimsun (Arquivo ANG)
  • Aimsun AAPI file (Deve ser consistente com a versão Aimsun atualmente em uso. Ela pode ser recuperada do seguinte diretório: C:\Program Files\TSS-Transport Simulation Systems\Aimsun\programming\Aimsun API\AAPIPython)
  • Aimsun API python file (exportProbeDataAPI.py)

Procedimento:

1. A partir da IU Aimsun, criar dois novos agrupamentos de seções e nós para definir as áreas de coleta de dados da sonda.

Aimsun Synthetic Probe Data APIClique para ampliar: Definindo as áreas de coleta de dados das sondas
2. Abra o arquivo exportProbeDataAPI.py. Defina a freqüência na variável do próximo ciclo e coloque os IDs de agrupamento dos objetos na variável de lista de agrupamento


nextCycle = 30.0
groupinglist =

[10005971,10005972]

3. Defina um arquivo para exportar cada freqüência especificada


filename ='ProbeData_%i.csv'%(nextCycle)

4. Carregue o API Aimsun no Cenário Dinâmico desejado. Clique duas vezes no Cenário Dinâmico, vá para a pasta da guia Aimsun API, clique em Adicionar e selecione “ExportProbeDataAPI.py”.

5. Executar a Replicação

6. A seguir, serão gerados arquivos “ProbeData_XX.csv”.

Para obter informações mais detalhadas sobre como definir grupos e encontrar suas identificações, consulte os manuais.