Maio de 2022 — Nota Técnica #69

Marga Delgado

Especialista Sênior em Produtos

Nas redes de transporte, a infraestrutura disponível pode variar ao longo do dia. Nesta nota técnica mostraremos como fechar temporariamente as vias em uma direção para que elas possam ser utilizadas pelo tráfego que viaja na outra direção. Observe que as faixas no Aimsun Next não são de mão dupla, portanto você precisará codificar a faixa reversível em ambas as direções e fechar a faixa que não está operando com base no tempo ou em outras condições.

Vou me concentrar em dois exemplos diferentes:

  • Gerenciar uma mudança de faixa reversível seguindo um cronograma de instalação.
  • Gerenciar uma linha de VLT compartilhada por VLTs em ambas as direções.

A principal funcionalidade do Aimsun Next que nos dará o controle total da infra-estrutura disponível em um determinado momento é o Gerenciamento de Tráfego, através da ação de Fechamento de Faixa. No final da nota técnica, daremos uma codificação alternativa através das Configurações Geométricas se não houver atualizações de infra-estrutura dentro do intervalo de simulação, mas sim de um cenário para outro.

Faixas Reversíveis

Eis como implementar uma faixa reversível que muda de quatro faixas no sentido leste (EB) + três faixas no sentido oeste (WB) para três faixas EB + quatro faixas WB gradualmente, seção por seção de oeste para leste.

Vamos simplificar o exemplo para uma faixa reversível em vez das três faixas reversíveis que você pode ver na imagem, mas o fluxo de trabalho é idêntico e independente do número de faixas que são reversíveis.

Nesta avenida, a direção W-E é mais necessária pela manhã para entrar na cidade, enquanto à noite são abertas mais faixas na direção E-W para sair.

Aqui vamos codificar uma transição do layout AM para PM a partir de algum ponto no PM e ele é ativado gradualmente, seção por seção, de Oeste para Leste, emulando um efeito de zíper.

O que precisamos fazer é implementar um conjunto de ações de gerenciamento de tráfego que irá seqüencialmente desativar primeiro a faixa em uma direção, depois ativá-la na outra. Estas ações farão parte de um conjunto de políticas, programadas em momentos diferentes, sob uma Estratégia de Gerenciamento de Tráfego. As estratégias são ativadas no Cenário Dinâmico, e as Políticas são ativadas no Experimento Dinâmico.

No vídeo abaixo, você pode ver como a Estratégia e as Políticas foram codificadas, bem como seu efeito na simulação em termos de faixas disponíveis.

Trilho de VLT único

Em outras situações, as políticas podem não ser programadas em horários fixos, mas podem ser acionadas por uma condição. No próximo exemplo, veremos como uma única linha de VLT (no modelo Aimsun Next é de fato duas linhas sobrepostas) é utilizada por um VLT em uma direção e depois bloqueada para a outra direção até que o primeiro VLT libere a linha.

Quando, por exemplo, um VLT com destino ao Norte (NB) sai da parada Arriaga, os VLTs com destino ao Sul (SB) não podem entrar no segmento de uma linha após a parada de Pío Baroja. Ao contrário, um VLT SB entrando no segmento de uma linha após a parada de Pío Baroja irá bloquear os bondes NB logo após a parada de Arriaga antes de entrar no segmento de uma linha. Quando o VLT chegar à área de parada desacoplada, o bloqueio desaparecerá, permitindo que o VLT que viaja na direção oposta prossiga.

O que precisamos fazer para codificar este gerenciamento de trilhos de VLTs é definir uma Estratégia de Gerenciamento de Tráfego contendo duas políticas – uma para VLTs SB bloqueando (e liberando) o trilho do VLT e outra para os VLTs NB bloqueando (e liberando) o trilho do VLT. O bloqueio começará quando um VLT chegar a um detector designado. Portanto, neste caso, o bloqueio não é programado, mas acionado pela detecção de presença. Da mesma forma, o bloqueio terminará quando a presença do VLT for detectada em um detector a jusante.

No vídeo abaixo, você verá como a Estratégia e Políticas foram codificadas, bem como seu efeito na simulação em termos de bloqueio e liberação do trilho único do VLT.

Usando configurações de Geometria

Uma terceira opção, quando a infra-estrutura disponível é fixa ao longo de um cenário, é usar Configurações de Geometria para codificar ambas as opções no modelo. Em seguida, em cada simulação, no Cenário, ativaremos a configuração correspondente. Esta seria uma alternativa para o primeiro exemplo que vimos, se não planejamos incluir a transição para o uso da pista reversível em nosso período de simulação.

Na imagem abaixo, podemos ver dois túneis com duas faixas cada um. A mudança de faixa não é permitida, portanto, as faixas podem ser usadas indistintamente em uma direção ou o inverso.

Pela manhã, o túnel sul tem uma faixa regular para viagens W-E e uma faixa dedicada para veículos E-W HOV.

À tarde, o túnel do norte é para viagens E-W e o do sul para viagens W-E.

AM
PM