Nota Técnica #19

Outubro 2016
por Tamara Djukic
com contribuições adicionais de Timothy Lim e Phoebe Ho

A natureza diversa dos dados de tráfego muitas vezes torna lenta e incômoda a aplicação para calibração e validação de modelos de tráfego ou processamento de dados de entrada e saída da simulação.

A ferramenta Categoria de Agrupamento de Objetos de Simulação foi projetada para ajudá-lo com sua análise de dados, por exemplo, acelerando a edição do número de viagens na matriz OD quando o número total de viagens cobre vários centroides; ou analisando os dados de saída da simulação sobre objetos agrupados, tais como seções, trajetos ou zonas.

Entrada: Agrupamento de centróides e edição de matrizes OD

Em vez de editar o número de viagens na matriz OD para cada localização de centroides, você pode facilmente modificar a matriz OD original no Aimsun para exibir e editar o número de viagens para cada agrupamento de centroides. Você pode usar esta matriz para incorporar dados de pesquisa de uma determinada área que cobre mais de dois centroides para editar o número de viagens em seu modelo de rede.

Comece definindo um conjunto de centróides para cada área:

TSS Aimsun Grouping Category tool Access model input and output data efficiently Atribuir centroides a um grupo
Gerar uma nova categoria de agrupamento clicando com o botão direito do mouse na Análise de Dados e escolhendo a Categoria de Agrupamento. Na janela Conteúdo da categoria de agrupamento escolha “Lista de objetos do tipo:” e selecione ” Centroide”. Alterar o nome da categoria criada e ativar “Objetos Exclusivos” para evitar a atribuição do mesmo centroide a dois grupos diferentes.

Crie um novo agrupamento clicando com o botão direito do mouse na Categoria de Agrupamento que você criou na etapa anterior e denominando-a (neste caso, “área do centro-oeste”). Desenhe um polígono ao redor da área de interesse e adicione centroides no polígono à categoria de agrupamento, clicando duas vezes em Agrupar e depois selecionando Adicionar Seleção.

Para editar o número de viagens na matriz OD, clique duas vezes no editor da matriz OD para a demanda de tráfego desejada na Janela do Projeto, escolha a aba Células e em Agrupamento, a categoria de agrupamento que você definiu na etapa anterior. O Aimsun cria uma nova linha e coluna na matriz de OD para representar o total de todas as viagens feitas de e para os centroides agrupados. Como a operação de edição irá sobrescrever a matriz original do OD, é aconselhável fazer uma cópia da matriz antes da edição para garantir que o Aimsun salve ambas as matrizes.

Você pode realizar o mesmo processo de edição no editor de Demanda de Tráfego.

TSS Aimsun Grouping Category tool Access model input and output data efficiently Matriz OD agregada usando ferramenta de agrupamento de categorias
Para editar estas viagens, basta clicar duas vezes nas células para adicionar os valores dos pares agregados da OD; O Aimsun atualizará automaticamente o número de viagens para cada centroide na categoria agrupada, mantendo sua distribuição espacial inalterada. Por exemplo, se o número de viagens da área Central para a área Oeste dobrar (de 335 para 670), o número de viagens de cada centroide do grupo também dobrará de acordo.

TSS Aimsun Grouping Category tool Access model input and output data efficiently Número de viagens na Matriz OD original
TSS Aimsun Grouping Category toolUpdated number of trips for Central to Western centroids in OD matrixAtribuir centroides a um grupo

Saída: Processamento e interpretação de dados de saída da simulação para objetos agrupados

Definir um conjunto de objetos para análise, por exemplo, seções, seguindo o procedimento de agrupamento descrito acima. Uma vez definidas as categorias de agrupamento de objetos, use o Visualizador de Séries Temporais na Análise de Dados para analisar os valores obtidos a partir da simulação para cada agrupamento.

TSS Aimsun Grouping Category tool Access model input and output data efficiently Visualizador de séries temporais – contagem média para agrupamentos interurbanos e urbanos
Alternativamente, a ferramenta Comparação de Dados (no menu Análise de Dados) compara as saídas de diferentes cenários para cada agrupamento, exibindo a estatística GEH, o valor T e um gráfico de regressão linear.

TSS Aimsun Grouping Category tool Access model input and output data efficiently Resultados da comparação de dados
Estatísticas de simulação no Aimsun para objetos agrupados são geradas para cada variável e você pode analisar sua média, agregado ou valor médio ponderado. É importante escolher o melhor processo de cálculo para a variável que você deseja analisar: por exemplo, se você tiver agrupado várias seções consecutivas para análise de desempenho e depois selecionar tempo de viagem para análise, a recomendação é selecionar valor agregado; se você selecionar velocidade, a seleção do valor médio ponderado dará resultados mais consistentes. A seção Saídas de Dados no manual on-line tem mais informações sobre como as estatísticas são definidas.

Na parte 2 desta série sobre Agrupamento, compartilharemos algumas dicas úteis sobre como você pode usar objetos agrupados e screenlines para a calibração de matrizes OD e validação do desempenho de seu modelo.