Nota Técnica #19
Outubro 2016
por Tamara Djukic
com contribuições adicionais de Timothy Lim e Phoebe Ho
A natureza diversa dos dados de tráfego muitas vezes torna lenta e incômoda a aplicação para calibração e validação de modelos de tráfego ou processamento de dados de entrada e saída da simulação.
A ferramenta Categoria de Agrupamento de Objetos de Simulação foi projetada para ajudá-lo com sua análise de dados, por exemplo, acelerando a edição do número de viagens na matriz OD quando o número total de viagens cobre vários centroides; ou analisando os dados de saída da simulação sobre objetos agrupados, tais como seções, trajetos ou zonas.
Entrada: Agrupamento de centróides e edição de matrizes OD
Em vez de editar o número de viagens na matriz OD para cada localização de centroides, você pode facilmente modificar a matriz OD original no Aimsun para exibir e editar o número de viagens para cada agrupamento de centroides. Você pode usar esta matriz para incorporar dados de pesquisa de uma determinada área que cobre mais de dois centroides para editar o número de viagens em seu modelo de rede.
Comece definindo um conjunto de centróides para cada área:
Crie um novo agrupamento clicando com o botão direito do mouse na Categoria de Agrupamento que você criou na etapa anterior e denominando-a (neste caso, “área do centro-oeste”). Desenhe um polígono ao redor da área de interesse e adicione centroides no polígono à categoria de agrupamento, clicando duas vezes em Agrupar e depois selecionando Adicionar Seleção.
Para editar o número de viagens na matriz OD, clique duas vezes no editor da matriz OD para a demanda de tráfego desejada na Janela do Projeto, escolha a aba Células e em Agrupamento, a categoria de agrupamento que você definiu na etapa anterior. O Aimsun cria uma nova linha e coluna na matriz de OD para representar o total de todas as viagens feitas de e para os centroides agrupados. Como a operação de edição irá sobrescrever a matriz original do OD, é aconselhável fazer uma cópia da matriz antes da edição para garantir que o Aimsun salve ambas as matrizes.
Você pode realizar o mesmo processo de edição no editor de Demanda de Tráfego.
Saída: Processamento e interpretação de dados de saída da simulação para objetos agrupados
Definir um conjunto de objetos para análise, por exemplo, seções, seguindo o procedimento de agrupamento descrito acima. Uma vez definidas as categorias de agrupamento de objetos, use o Visualizador de Séries Temporais na Análise de Dados para analisar os valores obtidos a partir da simulação para cada agrupamento.
Na parte 2 desta série sobre Agrupamento, compartilharemos algumas dicas úteis sobre como você pode usar objetos agrupados e screenlines para a calibração de matrizes OD e validação do desempenho de seu modelo.