Nota Técnica #44

Fevereiro 2020
Por Tessa Hayman

Tessa Hayman compartilha três formas diferentes de traçar o perfil da demanda de tráfego que podem ajudá-lo a construir modelos de forma eficiente.

No Aimsun Next, o tráfego é adicionado ao modelo usando uma demanda de tráfego, que é um conjunto de matrizes OD ou estados de tráfego iniciados ao longo do tempo. O Aimsun Next fornece vários métodos para criar perfil de matrizes OD:

  • Método 1 – Criar perfil – aplicar à matriz
  • Método 2 – Criar perfis externamente – executar script para importar matrizes
  • Método 3 – Usar ajuste de partida OD estático

Método 1 – Perfis de Tráfego

A maneira mais básica de analisar sua demanda é usar perfis de tráfego.

O Aimsun Next pode armazenar um perfil de tráfego, que pode ser usado para dividir uma matriz “total” para o período modelado em um conjunto de matrizes em que o volume muda com o tempo. O perfil de tráfego contém as porcentagens de tráfego liberadas para cada intervalo durante um período de tempo.

Você pode criar um novo perfil de tráfego na pasta de dados de demanda. Certifique-se de que você o rotule claramente para poder encontrá-lo novamente mais tarde.

Para aplicar esse perfil de tráfego à sua matriz OD, abra sua matriz e vá para a guia Células. Escolha a guia Aplicar perfis de tráfego. Arraste sobre as células às quais deseja aplicá-lo, selecione o perfil e clique em Aplicar. Você pode atribuir perfis diferentes para cada par de OD. Depois de atribuir um perfil de tráfego a cada par de OD, clique em Executar e o Aimsun Next criará um conjunto de novas matrizes.

Applying traffic profiles to an OD matrix
Esse método é bom para modelos pequenos em que você tem confiança em seus perfis de tráfego – isso ocorre porque a divisão é permanente e, portanto, precisaria ser repetida se você desejasse alterar o perfil de tráfego.

Método 2 – Dividir suas matrizes externamente

Se você deseja desenvolver suas matrizes externamente, o Aimsun Next pode usar matrizes externalizadas importadas de arquivos .omx, .csv ou .txt. Você pode usar isso para importar arquivos de matriz que você criou com perfil externamente.

O Aimsun Next chama as matrizes desses arquivos no início de uma simulação e o link é mantido. Isso significa que, quando os arquivos são atualizados, as matrizes também são atualizadas no Aimsun Next.

Esse é um bom método se você estiver criando um modelo maior em que perfis de tráfego detalhados são necessários e você acha que pode querer editar durante a fase de calibração. Se você tiver um grande número de matrizes, poderá usar um script para configurar os links externos.

Método 3 – Usando Ajuste de Partida OD Estático

O ajuste estático de partida do OD ajusta a demanda de tráfego para ajustar-se a um conjunto de dados reais (RDS) com contagens por curtos intervalos de tempo; portanto, ele usa o perfil das contagens em cada local para definir o perfil da demanda geral. O ajuste considera cenário estático, atribuição de caminho, conjunto de dados reais e matriz de desvio máximo como entradas. O cenário estático deve ser calibrado para um padrão razoável antes de executar este estágio. Recomendamos que você remova as seções em que o fluxo observado está próximo ou acima da capacidade do RDS.

O algoritmo busca melhorar a correlação entre modelado e observado para esses intervalos de tempo usando R². Portanto, tome cuidado se souber que um centróide tem um perfil muito diferente das áreas de alto fluxo, como uma fábrica que opera turnos da noite. Nesse caso, verifique se você possui iterações suficientes para permitir que o ajuste caiba neste centróide ou outro ajuste pode ser realizado com os fluxos da via removidos.