Nota Técnica #46
Abril 2020
Por Emmanuel Bert
Emmanuel Bert descreve como o nosso Verificador de Consistência de Conjunto de Dados Reais pode ajudá-lo nas tarefas de calibração e validação.
Porquê
A capacidade de criar e importar um Conjunto de Dados Reais (RDS) no Aimsun Next é muito útil para tarefas de calibração e validação. Dado que o objetivo de qualquer modelo é estar o mais próximo possível da vida real, o verificador RDS permite importar dados de tráfego real para o modelo para fazer comparações diretas e ajustar parâmetros internos para se ajustar a esses valores.
Conjuntos de dados reais são elementos essenciais de um modelo Aimsun Next, mas às vezes a qualidade dos dados fornecidos pelo cliente ou outras fontes de dados não é perfeita e pode ter lacunas e inconsistências que muitas vezes são difíceis de detectar, especialmente em uma rede complexa e de grande escala com um alto número de detectores.
Além disso, ao utilizar várias fontes de dados, é bastante provável que você observe variações, portanto você precisa ter certeza de que as diferentes fontes de dados são compatíveis em termos de tipo de dados e data/hora.
É claro que tentar calibrar um modelo baseado em um conjunto de dados reais com valores de tráfego inconsistentes tornará o processo mais difícil, propenso a erros ou até mesmo impossível – por exemplo, você não pode satisfazer dois valores de tráfego inconsistentes na mesma seção.
O quê
O Verificador de Consistência de Dados Reais foi introduzido como um recurso Fast Track no Aimsun Next versão 8.4.1. Esta ferramenta pode aplicar várias verificações de consistência baseadas em fluxo, velocidade e ocupação (se disponível) tanto para detectores quanto para estações.
Consistência Individual:
- Verificação de dados: detecção de dados ausentes, negativos, ‘nan’, dados errôneos (por exemplo, Ocupação > 100%).
- Excesso mínimo de velocidade medida versus limite de velocidade: consistência dos valores de velocidade.
- Min Excesso de Fluxo Medido vs Capacidade: consistência entre os fluxos RDS e as capacidades de seção definidas no modelo.
Consistência de Congestionamento: Uma mensagem de consistência de congestionamento aparecerá quando estes dois critérios forem cumpridos simultaneamente:
- Min. Ocupação para Identificar o Congestionamento: limite de ocupação para começar a detectar o congestionamento.
Fluxo Máximo para Identificar o Congestionamento: limite de fluxo para iniciar a detecção do congestionamento.
Consistência espacial (contagem ou fluxo): O algoritmo verifica a diferença entre dois pontos de medição que não têm interferência entre (sem junção/diverge ou ligações de centróides) ou quando as diferenças de fluxo de entrada vs. saída no nó e aplica os seguintes critérios:
- Valor de fluxo mínimo para verificar a consistência: fluxo mínimo a considerar, para evitar a detecção indesejada com valores de fluxo muito pequenos.
- Distância Máxima para Verificar Consistência: distância entre objetos a considerar.
- Diferença de Fluxo Mínimo para Relatar Inconsistência: diferença aceitável entre valores divergentes.
Coisas a serem observadas:
- Encontre a possível diferença de fluxo devido à distância entre os pontos de medição, calculando a capacidade aproximada de armazenamento.
- Quando o registro corresponder a um valor parcial (não abrangendo todas as faixas do trecho), os dados sobre as faixas em falta serão procurados dentro de um intervalo de 50m. Se nada for encontrado, este registro não será verificado quanto à consistência espacial.
Você encontrará mais detalhes sobre estes parâmetros no Manual do Usuário: qthelp://aimsun.com.aimsun.8.4/doc/UsersManual/RealDataSetEditing.html#checking_real_data_consistency.
Como
Após definir o conjunto de dados reais no menu Projeto, selecione Recuperar & Verificar:
Na guia Parâmetros de Consistência, modifique os critérios para verificação da consistência dos dados:
Clique no botão Verificar para gerar a lista de inconsistências na guia Resultados.
Para verificar com diferentes agregagens de tempo, basta restaurar a RDS com uma agregação de tempo diferente antes de executar a verificação.
Saída
Na guia Resultados, você verá a lista de mensagens de consistência com base no RDS recuperado:
Exemplo de mensagens relativas à consistência individual: Elas contêm o número da linha, o sinal de alerta, o tipo de verificação (tipo de consistência), o detector, a hora do registro e a mensagem que explica o problema detectado.
Exemplo de mensagens sobre consistência espacial: A seguinte mensagem mostra uma inconsistência entre 2 detectores que não têm nenhuma interferência entre eles:
E finalmente, questões de consistência para um nó: