Dimensionamento/Otimização de Recursos2017-08-21T19:29:29+00:00

DIMENSIONAMENTO/OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS

Filas fazem parte do nosso dia-a-dia seja na indústria, comércio, praça de pedágios, portarias. Todos já passaram pela experiência e sabem o quão frustrante é ter que esperar muito tempo em uma fila para ser atendido.  Dado o elevado nível de competitividade que vivemos atualmente, um cliente aguardando muito tempo em uma fila é potencialmente um cliente perdido.  No meio industrial, altos tempos de espera em filas representam aumentos significativos nos custos de produção. Entender a natureza das filas e aprender a gerenciá-las é uma das mais importantes  atividades da gestão de operações.

A Fratar, através da otimização/dimensionamento de recursos procura definir a quantidade ótima de recursos (equipamentos, veículos, pessoas e etc.) que devem ser colocados em cada estação de trabalho da sua empresa visando a otimização do capital investido garantido um determinado objetivo de produção ou uma determinada qualidade de atendimento.

Quando deve-se aumentar ou diminuir os recursos ?

A Fratar fornece todas a informações necessárias para responder esta questão. A Otimização de Recursos envolve uma decisão de trade-off entre o  aumento de custos por fornecer um serviço mais rápido (mais equipamentos, veículos, pessoas etc.)  e o custo de fila (tempo de espera e tamanho das filas).

Através de técnicas de simulação computacional, a Fratar consegue dimensionar os recursos de seu negócio de maneira muito confiável.

Para o dimensionamento dos recursos é realizado um tratamento estatístico dos dados de entrada (frequência de chegada e tempo de prestação dos serviços).

Em seguida é construído um modelo computacional que permitirá validar o sistema e otimizar os recursos.

Conheça algumas áreas onde é aplicada a técnica de dimensionamento de recursos

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO

  • Com 95 % de confiança, qual o tamanho da fila e tempo de espera da fila ?
  • O que acontece com o tamanho da fila se aumentarmos os recursos ?
  • Quantos recursos são necessarios para que o tempo de espera da fila nao ultrapasse x minutos ?
  • Qual a taxa de utlizacao dos recursos ?
  • Qual o impacto de um atraso no atendiemento no tamanho da fila ?

Estudos Realizados

/* DOM event method for passing demo CF7 data */